Modos básicos

18:06

Por Alynne Moreira

Costumo sempre falar se algumas funções da câmera ou de efeitos, mas é sempre bom conhecer a sua câmera, e saber seus modos básicos. Sinto muito por falar tanto só de câmeras semi/profissionais, é que a medida que vou ensinando as coisas por aqui acabo aprendendo como funciona a minha própria câmera. Mas prometo que vou me dedicar um pouco mas a assuntos que se referem a câmeras compactas também. ~Pink Promess~.

Então, são 4 modos que toda câmera tem, e que muitas pessoas desconhecem pra que servem.
São os modos P, A, S e M. Eles ficam localizados bem aí onde mostra na foto. 
Cada um tem uma função especifica então vamos conhece-los.



















Modo P (Programa): O modo P é como um "auto". A câmera ajusta a velocidade e a abertura do obturador sozinha, de acordo com a situação que você quer fotografar. Ela se ajusta ao ambiente de forma mais favorável. Esse modo também permite escolher alternativas para o equilíbrio branco, dá pra mexer na compensação de exposição e fazer outros ajustes também.

Modo A (Prioridade de Abertura): Como já disse em vários post sobre a abertura do obturador você tira o quanto esse modo é útil. Nele você pode ajustar como quiser a abertura do obturador e câmera vai ajustar automaticamente a melhor velocidade para esse abertura. O controle dessa abertura significa controlar a profundidade de campo na imagem, ou seja, você controla o que vai ser focado.
Lembrando-se da regra: quanto maior a abertura (menor valor f) a área de foco será menor e quanto menor a  abertura (maior valor f) maior será a área de foco. Pra lembrar mais olhem esse post aqui.
Modo S (Prioridade do Obturador): É o oposto do modo A. Nele você pode ajustar a velocidade do obturados e câmera vai procurar uma abertura correspondente. Esse modo é bom para efeitos panning, para fotos de crianças mais ativas e etc. Ele também disponibiliza acesso para mudar o equilíbrio branco e tudo.
Modo M (Manual): Aqui você tem controle sobre tudo, abertura e velocidade. Nesse modo ajustar a compensação não é uma opção. É bastante aconselhado que se use pra fotos à noite e também em condições de iluminação que possam ser controladas, no caso um estúdio fotográfico.

Se vocês tiverem dúvidas sobre algum modo é só pedir que eu explico!

Você pode gostar também:

0 comentários

POPULARES

INSTAGRAM

CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *

Inscreva-se