Amar é renunciar?

22:04

Por Marina Filgueiras

“Aprendi que quando amamos uma pessoa, queremos que ela seja feliz, 
mesmo que isso custe a nossa felicidade” 

Começarei o poste de hoje assim, perguntando a vocês: "Cabe a nós renunciarmos a nossa felicidade, para ver a felicidade de um outro alguém?"

Quando ajudamos alguém e esperamos algo em troca, ainda que seja gratidão, não estamos sendo bons, mas sim espertos. Existe uma grande diferença entre amor e “favor”. No amor, temos grande alegria em fazer algo por alguém e somos pagos no próprio ato de fazer. No favor, tudo o que fazemos é contabilizado e futuramente cobrado. Chamamos de ingrato aquele que não retribui os favores feitos, mas nem ligamos quando o nosso amor não retribui o favor antes realizado. Muitos perdem a “visão” por causa de um amor, esquecem a vida e acabam agindo exclusivamente para a felicidade do outro.

Mas será que devemos abrir mão de nossa individualidade, dos nossos gostos, do nosso tempo, dos nossos sagrados, do nosso crescimento, etc. Tudo por amor a alguém? É, quando se está apaixonado, cometemos diversas burrices que só no futuro vira uma cruel cobrança. Quando se namora, se doe o corpo e a alma ao relacionamento e com o fim dele, as indagações surgem: “Por que acabou? Eu não tenho mais amigos por causa de você? Eu não tenho mais vida sem você?”

Não precisa acabar com as amizades, com a relações profissionais e culturais por causa de uma paixão. O amor de verdade, ele não precisa de grandes renuncias, ele sabe conviver com aquilo que completa um ao outro. Claro que o amor ele pede renuncias, renuncias essas que fazem com o que esse amor cresça cada vez mais. Porém, são renuncias saldáveis: “renuncia de festas,de bebidas,de traições”. Mas renunciar a sua vida, a sua felicidade por causa de um amor, NÃO. Isso deixa de ser amor, e passa a ser obsessão, cuidado.
Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo? Fernando Pessoa 

Você pode gostar também:

0 comentários

POPULARES

INSTAGRAM

CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *

Inscreva-se