Como fotografar estrelas

18:35

Por Alynne Moreira

Quem não ama um céu estrelado? Uma das partes mais "irritantes" 
da cidade grande pra mim é não poder ver uma linda noite estrelada 
devido as luzes das casas e dos postes.

Então, eu encontrei esse tutorial ensinando a tirar fotos de céus estrelados, o que é ainda um grande obstaculo para os fotógrafos. Claro, que isso só será possível (e melhor) se você estiver em um lugar aberto, também pode ser alto e plano, ou se você morar em uma cidade grande sofrer um blecaute!

Para ser possível tirar fotos desse estilo é necessário um conhecimento básico sobre ISO, exposição e abertura. Devido a esses três fatores não tenho certeza se uma câmera compacta conseguiria obter esses resultados, porém nelas sempre há o Modo Noturno que pode captar algo.

Se você tiver uma câmera dSLR as melhores lentes são as grandes e médias, entre 10 e 20 mm.

LOCAL E DATA
A primeira coisa a ser feita é escolher o local e a data. Como eu já disse os melhores locais são campos abertos, montanhas... resumindo, lugares longe das luzes das cidades. Alguns fotógrafos gostam de acampar nesses lugares para obterem diferentes fotos dependendo da hora da madrugada. Mas não se arrisque a tanto leitores! 

Sobre a data é importante saber se o a noite vai estar com céu aberto e saber a fase da lua também é muito importante. Prefira tirar fotos quando a lua estiver na fase nova, crescente ou minguante, a lua na fase cheia ilumina muito céu e tira o brilho das estrelas.

OLHANDO PRO CÉU
É bem possível e aceitável que você olhe pro céu e não veja nada. Relaxe, para tudo tem jeito nessa vida. Se você quiser mesmo ótimos resultados nessa fotográfica é bom você estudar a região e um mapa das estrelas para saber se esse é um lugar ou não. 

Também existem dois programas de celular que ajudam a mostrar o que tem de interessante para se fotografar no local. Se você tiver um iPhone ou iPad pode usar o Star Walk ou se você tiver um celular androide pode usar o Google Sky Map. É só apontar seu celular para o céu e eles mostraram informações do que você está vendo.

Agora é de extrema importância que você possua um tripé ou algo que apoie sua câmera para que a foto não saia tremida. Teste os ângulos para achar o melhor, tente ter paciência, nem sempre é rápido.

O ISO tem que estar no máximo, assim como o diafragma, abra o quanto puder, quanto a exposição escolha a maior. O foco é aconselhado ajustar para o infinito, se isso não for possível na sua câmera vá ajustando manualmente até achar o ponto certo.  

Também é bom usar o temporizador, de preferencia entre 2 ou 10 segundos, assim você não precisará apertar o botão e não balançará a câmera. Se você tiver um controle remoto parabéns! Também é considerado um dos itens essenciais. 
PREPARAR ....
Nesse ponto você já está com a sua câmera ajustada e preparada para fotografar. Você também pode mudar o balanço de cores. Um dos melhores é aquele com simbolo do sol. Nos testes anteriores o ISO estava no máximo, agora como vai ser tirada a foto certa é necessário diminuir o ISO para que a foto não fique muito pixelada ou muito clara. É aconselhado um valor entre 2000 e 4000, se a noite estiver muito escura ou um valor menor (acima de 800) se a iluminação for suficiente. Agora é só apertar o botão.

As fotos usadas nesse post é do talentosíssimo fotografo Ben Canales, que esse ano ganhou um prêmio de fotografia pela National Geographic. Ele é especializado nesse tipo de fotos. Você pode entrar no flickr dele e apreciar mais.

Você pode gostar também:

0 comentários

POPULARES

INSTAGRAM

CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *

Inscreva-se