Sharpening

20:27

Por Alynne Moreira

Um dos grandes obstáculos nas fotografias feitas com câmeras compactas é a quantidade de pixels que ela capta. Que geralmente não são os melhores, mas esse nem é um fato muito importante. Quando redimensionamos alguma foto (aumentando ou diminuindo o seu tamanho) há uma enorme perda de pixels nessa imagem. O que resulta numa diminuição de detalhes da imagem, perdendo um pouco do foco também.

E então entra o Sharpening que significa em português aumentar a nitidez. Aplicando esse tipo de processo as fotos vão parecer mais nítidas e até com uma focagem melhor. Algumas pessoas podem pensar que é bobagem o sharpening, é tão simples que pode até parecer, mas com certeza faz muita diferença no resultado da sua foto.

Olhem só a diferença:
se os gifs não abrirem é só clicar uma vez em cima deles
Perceberam? 
Fazendo seu sharpening
> PHOTOSHOP
• Redimensionar a imagem em "Image" > "Image Size".
• Escolher o tamanho pretendido, garantindo que temos a opção "Constrain Proportions" seleccionada, de forma a manter as proporções originais.
• No menu, seleccionar "Filter" > "Sharpen" > "Unsharp Mask".
• Como ponto de partida escolher 0.5 píxeis no Radius, 0 no Threshold, modificar oAmount até a imagem ficar no ponto pretendido e clicar OK.

> PhotoFiltre Studio
• Abra a imagem normal
• Aperte em Filtro > Nitidez (se quiser regular a quantidade de nitidez vá em "mais nitidez" e ajuste como quiser)
• Sempre aconselho a ir depois em Redução de Ruídos. Para isso vá em Filtro > Ruído >  Redução de Ruído. Ajuste como quiser.

Ah! Mas muito cuidado. Existe uma linha tênue entre o bom e o exagerado. Tentem fazer o mais natural possível. Se vocês quiserem um efeito de supeer nitidez, tudo bem, mas se não seja cuidadosa, não me façam isso:
Aproveitem as dicas !

Você pode gostar também:

0 comentários

POPULARES

INSTAGRAM

CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *

Inscreva-se