Fotografia - Iluminação

14:54

Por Alynne Moreira

A iluminação é uma dos maiores desafios para um fotografo, tanto iniciante quanto profissional. Já falei aqui sobre entradas de luz, e hoje quero falar sobre iluminação em geral. Resumindo luz é tudo.
Temos no total 4 tipos de luzes usadas na fotografia: 
a luz natural, luz dura, luz suave e a luz artificial.
- A luz natural:
É a luz do sol. A luz do nascer do sol tem tons quentes, que proporcionam fotos com cores avermelhadas ou alaranjadas. A luz de manhã e à tarde são boa pra captar detalhes, porque é mais limpa, a luz perto do por do sol é maravilhosa, na minha opinião, uma das mais bonitas. No por do sol também é ótimo para tirar fotos de silhuetas, fotos contra o sol, em que ficam só a sombra.
- Luz dura e suave:
Quando está de manhã e de tarde a luz é mais suave. Com o passar do tempo e da aproximação do por do sol a luz vai se intensificando e acontece uma coisa chamada mais ou menos do efeito de "estourar" a imagem, que é quando fica muito claro, quase brando em algumas partes da foto. Esse tipo de iluminação se chama luz dura. Temos que ter cuidado quando formos tirar fotos nessa horário pra não acontecer com a gente "o efeito panda" que é quando ficamos com sombras muito grandes embaixo dos olhos.
Para capturarmos a luz suave, se formos fotografar alguém ao ar livre é bom posicionar a pessoa embaixo de alguma sombra. A luz não ficar diretamente na pessoa e você conseguirá um bom efeito. Dias nublados também fornecem uma boa luz suave.
- Luz artificial:
A luz artificial mais usada é o flash. Tenho que admitir que não sou muito fã dele, ele despertar meus maiores defeitos kkkk. Mas, as vezes, em ambientes fechados o uso dele é essencial. Também podemos usar lâmpadas, velas, holofotes e outros itens.
Uma coisa pra se lembrar, quando estivermos fotografando algo é sempre bom testar todos os ângulos, por que a cada angulo vamos ter uma iluminação diferente. Principalmente se você estiver trabalhando com a luz natural.
PS: Acho que vocês notaram, mas tirando a primeira, todas as outras são fotos minhas.

Você pode gostar também:

0 comentários

POPULARES

INSTAGRAM

CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *

Inscreva-se